Assim como a natação, o ciclismo e a caminhada, a corrida é uma modalidade que utiliza principalmente as vias metabólicas aeróbicas, para tal, requer utilização de oxigênio durante o treinamento.
Segundo Eleno Barela e Kokubun (2002) o sistema aeróbio atua durante períodos de baixa intensidade sendo este importante para o suporte aos outros dois sistemas de ressíntese de ATP nos períodos de recuperação, proporcionando o prolongamento de esforço. Durante a recuperação este sistema responsável pelo processo de estoque na creatina fosfato e pela remoção da utilização de produtos metabólicos do sistema anaeróbio lático, como o lactato com as proteínas contráteis reduzindo a produção de força muscular.
Em resumo, exercícios praticados em baixa intensidade são exercícios que geram resistência ao organismo, consequentemente, podem ser realizados em longa duração, assim como já foi dito, a corrida de rua prioriza a utilização de oxigênio, assim trata-se de um exercício aeróbio.
Tratando-se da corrida de rua podemos dizer que é um exercício aeróbio, porém, quando tratamos de outras modalidades do atletismo, como o salto em distância, ou a corrida de 100 metros, podemos dizer que outras vias estão sendo utilizadas, a via anaeróbia lática ou anaeróbia alática.