sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DÉBITO CARDÍACO E MARCAPASSO

Sístole, é a contração do músculo cardíaco, expulsando a maior quantidade de sangue possível. O volume sistólico é a quantidade de sangue que saiu do coração no momento da contração, esse é expresso em números, 20ml, por exemplo.

Ligado diretamente ao volume sistólico, há o Débito Cardíaco, que é o volume de sangue ejetado pelo coração em um minuto, é igual a frequência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico.

E durante o estágio inicial do exercício físico o aumento do débito cardíaco é provocado pelo volume sistólico, pois neste momento há um aumento relativo do retorno venoso. Dessa forma, se o débito cardíaco não aumentar durante o exercício, ou você para ou morre.

Dessa forma, indivíduos que utilizam marcapasso, possuem uma regulação da Frequência Cardíaca (FC), pois a mesma não eleva-se, em consequência o débito cardíaco também não sobe. Isso pode influenciar o esforço do indivíduo, caso esse esteja realizando um exercício de alta intensidade, como iremos oxigenar todo o sistema muscular se o coração não bate um número de vezes suficiente para jogar o sangue levando o oxigênio ao músculo? Será necessário diminuir a intensidade do exercício?

Segue abaixo link com artigo relacionado ao assunto: http://www.relampa.org.br/detalhe_artigo.asp?id=325


Pequena discussão realizada entre os estudantes Luam Victor e Jakeliny Dias, e o Dr. Manoel Costa.

Um comentário:

  1. Oi, boa noite meu amigo Luam Victor,li sua postagem e apareceu uma dúvida...
    você diz que o a finalidade do marca-passo é a regulação da FC e que a mesma não se eleva.
    a FC, que não altera, ela já determinada antes mesmo do individuo possui um marco-passo??

    Desde já, fico grata.

    Abraços!

    ResponderExcluir